Peça a sua Matsá Shemurá

Sabe o que é uma Matsá Shemurá?
É uma mitsvá “proteger” as matsot, de modo que elas não fermentem, como está escrito na Torá (Êxodo 12:17): “Guardareis as matsot”. Esse versículo faz referência especificamente à matsá que é comida na noite do Sêder, como diz o versículo seguinte: “À noite comereis matsot”. Quanto às matsot ingeridas nos outros dias de Pessach, a lei é a mesma de todos os outros alimentos: contanto que, de acordo com a halachá, não haja motivo para temer que haja chamets nelas – é permitido comê-las. Mas a matsá que é comida nas duas primeiras noites de Pessach precisa ser mantida especialmente guardada, daí o seu nome especial – matsá shemurá (matsá protegida).
Essa “proteção” da matsá é expressa de duas maneiras. A primeira, como mencionamos acima, está ligada à questão técnica de não permitir que a matsá fermente e se torne chamets. A segunda está ligada à intenção, aos pensamentos puros, ao cuidado que devemos ter para que a matsá seja confeccionada com o elevado propósito de cumprir nossa obrigação como pais, filhos e membros da Nação Judaica na noite do Sêder.

O Zohar se refere à Matsá com dois nomes: “o pão da fé” e “o pão da cura”, pois a Matsá fortalece nossa consciência em relação a D’us.

Deve-se comer aproximadamente um terço dessa Matsá nas duas noites do Sêder.

Peça a sua Matsá Shemurá

Matsá Shemurá

"*" indica campos obrigatórios