História

Bom Retiro (1916 a 1996)

A comunidade judaica de São Paulo (2ª maior da América Latina) teve como marco fundamental o crescimento da imigração entre o final do século XIX e o início do século XX. Boa parte dos judeus recém-chegados à capital eram ashkenazis e se instalaram no bairro do Bom Retiro. O rápido crescimento demográfico suscitou a criação de centros comunitários, possibilitando uma vida judaica mais completa e favorecendo a construção de sinagogas.

Na época, boa parte destas sinagogas eram casas ou salões alugados ou improvisados. Com a melhoria econômica da comunidade, motivada principalmente pela ascensão do comércio no Bom Retiro, foi possível iniciar a construção de templos próprios com a contribuição e esforço coletivo de seus membros.

Em 2 de novembro de 1916, foi fundada a segunda casa religiosa judaica da capital paulistana, denominada “Synagoga Centro Israelita”, que seria renomeada depois como “Sinagoga Knesset Israel”. No entanto, a sinagoga só ficou pronta em 1918, quando contava com 300 sócios. A sinagoga ficava numa pequena sede no Bom Retiro, na Rua Newton Prado. Nela, as famílias e outros membros da coletividade podiam frequentar e realizar festejos da comunidade.

Durante a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, a sinagoga absorveu imigrantes europeus e, posteriormente, sobreviventes do Holocausto que desembarcaram no Brasil. A necessidade de ampliação levou à demolição do imóvel anterior e à construção de uma estrutura maior. Após uma reforma realizada em 1936, o local foi reinaugurado com a adição de uma pequena sinagoga para orações diárias e de um salão para reuniões e festas. Nesse momento, a sinagoga passou a ser conhecida como “Groisse Shil”.

Por mais de 30 anos (de 1960 a 1994), não houve um rabino fixo e a sinagoga contava com um grupo de pessoas que ministravam os serviços religiosos e lutavam pela sobrevivência da entidade. Em 1994, o Rabino Yossef Motl Malowany (formado na Yeshivá Chabad Lubavitch de Tsfat) foi convidado a ocupar o cargo de líder espiritual, no qual se encontra até hoje.

Higienópolis – Av. Angélica (1996 a 2018)

Em 1996, constatou-se que, com a melhoria econômica da comunidade judaica que vinha ocorrendo desde 1970, a maior parte da comunidade já havia migrado do Bom Retiro para Higienópolis. Portanto, foi inaugurada uma subsede na Avenida Angélica, visando atender e reaproximar as famílias dos antigos frequentadores.

Após 10 anos de árduo trabalho coroado de sucesso, a antiga sede do Bom Retiro foi vendida à instituição beneficente Ten Yad e o endereço da Av. Angélica se tornou a sede central. Com um objetivo bem mais amplo do que ser apenas um local de oração, a entidade passou a ser intitulada “Centro Cultural Israelita Knesset Israel”.

Higienópolis – R. Dr. Brasílio Machado (2018 até o presente momento)

Com o êxito das mais diversas diretorias em manter o público engajado e buscando atrair novos frequentadores e associados, optou-se por construir um novo prédio, condizente com os desejos, objetivos e necessidades do Knesset Israel. Desta forma, em 2018, foi inaugurada a atual sede da entidade na R. Dr. Brasílio Machado, mais ampla e com ambientes modernos, naturalmente iluminados e integrados.