Carta Rebe – 29º aniversário de Falecimento

Paz e Benção!

Com a aproximação do 29º aniversário do falecimento do Rebe de Lubavitch, milhares de judeus do mundo todo rumam ao “Ohel” – lugar onde o Rebe foi enterrado – em Nova York.

Na data de yurtsait (aniversário de falecimento), acontece uma elevação da alma do falecido. No caso do yurtsait de um Tsadik, este dia é propício para a reflexão e favorável para pedirmos que ele interceda perante o Todo-Poderoso para o nosso bem.

Neste ano, o dia 3 de Tamuz – data de Yurtsait do Rebe – coincidirá com a próxima quinta-feira (22/06).

Se você gostaria de ter o teu nome e o nome dos teus entes queridos citados nas preces neste dia tão santo e propício, favor nos mandar o nome da pessoa e o nome da mãe (em hebraico. Ex: Avraham ben Rachel ou Sara bat Rachel). No caso de necessidade de alguma benção em especial (ex: Saúde, filhos etc.) é sugerido que se escreva ao lado do nome a bênção específica a ser pedida nas preces.

Favor mandar os nomes para o email: knesset@knesset.org.br ou WhtasApp: (11) 95252-3998 ou pelo site: www.knesset.org.br/carta-rebe, preferentemente até segunda-feira, 19/06, pela manhã.

Sobre o Rebe

Todos aqueles que tiveram o mérito de conhecer o Rebe pessoalmente, puderam testemunhar o amor e a atenção por ele dada a cada pessoa independentemente de sua posição e status. Tantos vieram a ele para receber sua benção, pedir um conselho ou ouvir uma palavra de incentivo, pessoas de todos os ramos e tipos encontraram conforto e estímulo no Rebe.

Aquele que teve o mérito de estar nas redondezas do Rebe, certamente pode descrever a paz e o calor que invade a alma e o coração até os dias de hoje.

Nossos sábios ensinaram que, mesmo depois do falecimento de um Tzadik, sua energia continua sendo emanada neste mundo, alcançando cada um de nós e nos dando força para continuar nossa tarefa neste mundo.

O mesmo se aplica ao Rebe, cujo “Ohel” ainda recebe milhares de visitas durante o ano, e principalmente no aniversário de seu falecimento. Pessoas costumam rezar e pedir para que o Rebe interceda por eles e suas famílias perante D-us, despertando assim piedade e bondade trazendo bênçãos e luz para nossas vidas. Outros também visitam o Ohel com preces de agradecimento por graças recebidas e oracões atendidas.

Podemos, ainda, acrescentar que aprendemos em nossa Sagrada Torá que – Kalev ben Iefunê – um dos espiões enviados por Moisés à Terra de Israel, na hora de dificuldade foi rezar até o túmulo dos Patriarcas em Hebrón (Números 13:22 e Rashi no local).

Com sinceros votos de somente alegrias e sucesso,

Rabino Motl Malowany
Sinagoga Knesset Israel

Carta Rebe